quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Estamos muito felizes e honrados por receber tanta gente talentosa no FEESPE, e gratos por ter uma equipe de produção super competente e generosa #VIDALONGAAOFEESPE
VENCEDORES DO 4° FEESPE - Festival de Esquetes de Petrópolis:
Melhor Esquete: Se Vivêssemos em um Lugar Normal (Cia Teatro Milongas/RJ)
2°Melhor Esquete: Chão de Pequenos (Cia Negra de Teatro/Belo Horizonte - MG)
3°Melhor Esquete: O Justo (Os 100 Talentos Cia Teatral/RJ)
Juri Popular: Sofénia Amadeo, a pintura (Trupe Zarpando/RJ)
Melhor Ator: Roberto Rodrigues - Se Vivêssemos em um Lugar Normal (Cia Teatro Milongas/RJ)
Melhor Atriz: Maria Celeste - Sofénia Amadeo, a pintura (Trupe Zarpando/RJ)
Melhor Texto Original: Felipe Soares e Ramon Brant - Chão de Pequenos (Cia Negra de Teatro - Belo Horizonte/MG)
Melhor Figurino: Barbara Toffaneto - Chão de Pequenos (Cia Negra de Teatro - Belo Horizonte/MG)
Melhor Direção: Tiago Gambogi - Chão de Pequenos (Cia Negra de Teatro - Belo Horizonte/MG)
Melhor Cenário: Grupo Creche na Coxia - Lágrimas de Beterraba (Grupo Creche na Coxia - Cabo Frio/RJ)
Prêmio Especial do Juri: O Justo (Os 100 Talentos Cia Teatral/RJ)

sábado, 3 de setembro de 2016

OFICINA EDUARDO WOTZIK


OFICINA DO WOTZIK - "O ATOR E O TEXTO" no FEESPE
O Festival de Esquetes de Petrópolis, conhecido pela sua sigla FEESPE, em sua quarta edição, entre os dias 7 e 10 de setembro, estará apresentando a Oficina do Wotzik, “O ator e o texto”.
Devido a um contratempo na agenda do diretor teatral Daniel Herz, renomado na área e envolvido em um grande projeto, seu nome teve de ser substituído na programação pelo não menos brilhante e conceituado diretor Eduardo Wotzik.
O trabalho visa colocar o público alvo em contato com seus métodos de abordagens práticas, experienciando os desafios, a necessidade e o prazer que um TEXTO proporciona e o caminho para realizá-lo. Através da técnica da ASPIRAÇÃO, sistema usado pelo diretor na preparação técnica e aperfeiçoamento do instrumento de atores, a OFICINA aprofundará a relação de eterno amor e prazer que se estabelece por milênios entre o ATOR E O TEXTO CÊNICO. O objetivo da Oficina do Wotzik é estimular A INVESTIGAÇÃO, o aprimoramento técnico e intelectual do artista, o colocando em contato com os conceitos e linguagem desse diretor com história tão importante no cenário artístico brasileiro. Os participantes terão a oportunidade de conhecer seu pensamento, ter contato com suas técnicas, investir no seu aprimoramento e expansão através de treinamento prático e mergulho no espaço da pesquisa e da investigação cênica de um dos mais importantes encenadores da sua geração.
Wotzik dirigiu os extraordinários espetáculos, "Estudo Para Missa Para Clarice", “Emily”, “Édipo Rei”, “Tróia”, “Bonitinha, mas ordinária”, “Um Equilíbrio Delicado”, “Sonata Kreutzer”, ”Escola de Mulheres”, “A Geração Trianon”, “O Homem Que Sabia javanês”, “Yerma”, “O Interrogatório”, entre outros, tendo sempre por marca a diversidade de forma e conteúdo, a essencialidade cênica, e recebendo por essas inúmeros prêmios e excelente acolhimento por parte da crítica e do público. Tendo trabalhado com atores como Walmor Chagas, Tônia Carrero, Camila Amado, Clarice Niskier, Luis Melo, Itala Nandi, Luis de Lima, Gustavo Gasparani, Domingos Oliveira, Grupo Tapa, Eliane Giardini, Amir Haddad, Rogerio Fróes, Fabiana Melo e Souza, Analu Prestes, entre tantos outros talentos, e dialogando com autores da mais alta respeitabilidade, dentre eles Albee, Eurípedes, Sófocles, Nelson Rodrigues, Lorca, Millôr Fernandes, Clarice Lispector, Peter Weiss, Emily Dickinson, Tolstoi. Maeterlink, Molière, Wotzik vem se notabilizando como importante encenador, tendo sempre uma constante preocupação com a investigação, consistência e originalidade.
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni
Dia 7 de setembro, de 13h às 17h – para artistas locais
Dia 10 de setembro, de 14h às 17h – para participantes do Festival
Inscrições: medeirosfeespe@gmail.com